Você conhece o movimento Novembro Roxo? O Hospital Daniel Lipp adere à campanha com o objetivo de conscientizar e lutar para prevenir o parto prematuro junto ao médico, sempre que possível, divulgando as principais complicações para a saúde da criança. Bebê prematuro é aquele que nasce com menos de 37 semanas de gestação.

Por causa do Dia Mundial da Prematuridade (17/11), a campanha sugere que em novembro se utilize a cor roxa em demonstração de apoio à causa. A UTI Neonatal do Hospital Daniel Lipp está à disposição para auxiliar na prevenção.

 

Principais complicações na saúde do prematuro

O bebê está sujeito a complicações que aumentam de risco conforme o grau de prematuridade:

Icterícia – Esse é o nome da cor amarelada típica da icterícia é provocada pela bilirrubina, uma substância da mesma cor que é produzida na bile e que permanece no plasma até ser eliminada junto com a urina.

Retinopatia – não há irrigação de sangue adequada na retina da criança. Caso o quadro não seja diagnosticado e tratado adequadamente (com técnicas como a crioterapia), pode levar ao deslocamento da retina e até mesmo à cegueira infantil.

Apneia – parada respiratória e, no caso do bebê prematuro, pode ocorrer por que o sistema respiratório não está desenvolvido o suficiente ou devido a outras das complicações da prematuridade, como as convulsões. A parada dura entre 15 e 20 segundos, mas pode causar sequelas no sistema nervoso central.

Problemas cardiovasculares – Bebês prematuros podem ter problemas de hipotensão, que é a pressão arterial baixa, e persistência do canal arterial, ou seja, o duto arterioso que liga o coração à aorta não está fechado. O duto pode se fechar sozinho, no entanto, não tratar essa condição pode causar falência do coração.

 

Novembro Roxo também alerta para os cânceres

No Brasil, o mês de novembro também alerta aos homens sobre a importância da prevenção e detecção precoce dos cânceres de próstata (clique para mais informações) e de pênis.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o Brasil é o país que mais registra casos de câncer de pênis no mundo e cerca de 1 mil são amputados anualmente. Mas fique tranquilo: a doença é de fácil prevenção.

 

FontesPrematuridade.com e Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)

2020 © Copyright - Hospital Daniel Lipp

Abrir no WhatsApp
Precisa de ajuda?
Olá!
Quero saber mais sobre o Daniel Lipp.