A chamada Febre Chikungunya está, cada vez mais, se espalhando em vários estados do Brasil. Sua transmissão é idêntica ao dengue, pois depende do mesmo mosquito Aedes aegypti. Ao contrário da dengue, a doença é menos letal, contudo apresenta sintomas mais dolorosos. É por isso que a palavra Chikungunya significa “o que se dobra”, fazendo alusão às fortes dores articulares.

Sintomas
Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dores de cabeça e muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença é a intensa dor articular.

Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos.

O único tratamento eficaz e que previne a cronificação das dores articulares é o repouso. Por isso, a febre também representa, em caso de um grande número de pessoas acometidas, um grave obstáculo econômico e organizacional, já que muitas pessoas ficam impossibilitadas de trabalhar.

Por isso, previna-se e seja mais um guerreiro implacável contra os mosquitos.

2020 © Copyright - Hospital Daniel Lipp