Como o inverno traz consigo as temperaturas mais baixas do ano, é justamente nessa época que precisamos ter um cuidado redobrado com a saúde. Com a mudança do clima, cresce muito o número de problemas respiratórios, como sinusite, rinite, asma, amigdalite e também as alergias.

Para cuidar da sua saúde, da saúde da sua família e evitar essas complicações, veja alguns dos cuidados que precisamos ter em casa.

Prefira o aspirador 

Ao usar a vassoura, a tendência é que a poeira acumulada se espalhe mais pelo ar, dificultando a limpeza e tornando o ambiente ainda mais propício para o surgimento dos problemas respiratórios. Por conta disso, para limpar a casa, a dica é usar o aspirador, que suga as partículas sem dispersá-las, ou optar por um pano úmido.

Limpe os filtros do ar-condicionado 

Como são usados com menos frequência durante os dias frios, os aparelhos de ar-condicionado tendem a acumular poeira, principalmente nos filtros, o que pode desencadear uma série de problemas respiratórios. A dica é limpá-los periodicamente, até mesmo no inverno, para evitar que essas partículas interfiram na saúde dos moradores.

Mantenha a casa arejada

Um local quente e fechado é um ambiente muito mais propício ao acúmulo de ácaros e bactérias, por isso, é importante deixar a casa aberta. Sempre que possível, mantenha as janelas abertas para estimular a circulação do ar e aplique essa medida também para os armários, deixando as portas abertas durante certo período do dia para evitar a umidade, que pode causar mofo.

Atenção redobrada com os estofados

Tapetes, cortinas, roupas de cama, bichos de pelúcia, capas de almofadas e outros objetos de superfície estofada necessitam de limpeza periódica, tanto no calor quanto no inverno, pois tendem a acumular muita poeira e ácaros. Se você está em dúvida de como limpar esses pertences, contrate uma empresa que seja especializada e não corra riscos.

Cuidados com os produtos de limpeza 

Muitos produtos de limpeza possuem um cheiro forte por conta dos seus componentes. Esse odor pode desencadear uma alergia e até mesmo graves problemas respiratórios. Por isso, ao fazer faxina na casa, a dica é optar por produtos que têm cheiros mais suaves e neutros, que promovem a limpeza sem agredir o nariz.

Lavar as roupas de inverno antes do uso 

Como as roupas de inverno tendem a ficar guardadas durante todo o ano, antes de usá-las, lave-as com amaciante ou deixe-as tomando sol durante algumas horas. Essa medida evita o acúmulo de pelos, poeiras e ácaros, que são extremamente nocivos para aqueles que possuem algum tipo de problema respiratório.

Tenha um umidificador 

O inverno é uma estação muito seca, o que é uma das principais causas das irritações nasais. Para ter um clima mais agradável e dormir melhor, invista em um umidificador, que devolve a umidade para o ambiente e torna o ar mais fácil de ser absorvido.

 

Fonte: FolhaMax

2016 © Copyright - Hospital Daniel Lipp