Você sabe exatamente o que é fimose? E Como ela pode ser diagnosticada? Será que o problema tem origem genética? A seguir você confere a resposta pra essa e outras perguntas sobre a fimose. Veja!

O que é fimose?

De acordo com especialistas a fimose pode ser classificada de duas maneiras diferentes. A primeira trata-se da fimose fisiológica, com a qual todo bebê do sexo masculino já nasce. Ela evidenciada pela pele do prepúcio que nasce grudada na glande.

Esse tipo de problema geralmente não causa preocupação, desde que não haja uma obstrução do fluxo urinário. Já a segunda é a fimose que é diagnosticada quando há uma espécie de anel apertando a extremidade do órgão, impedido que o prepúcio seja recolhido.

A fimose tem origem genética?

Não existe nenhum estudo conclusivo capaz de afirmar se a fimose tem relação com a escrita dos genes, çortanto, até onde se sabe não é uma condição genética.

Qual a idade para o prepúcio se descolar?

Normalmente o prepúcio se solta naturalmente antes do menino completar três anos de idade. Levantamentos aponta que apenas um a cada dez garotos nessa idade costuma ter a pele grudada quando chegam nessa faixa etária.

A cirurgia de circuncisão deve ou não ser realizada logo que o bebê nasce?

Normalmente a cirurgia só é realizada imediatamente após o nascimento por motivos étnico, religiosos ou mesmo tradição familiar. De acordo com especialistas, do ponto de vista da saúde o procedimento não é necessário quando a criança nasce, uma vez que apenas uma pequena parcela dos meninos precisará do procedimento.

Quando a cirurgia de circuncisão é indicada? E até que idade ela deve ser realizada?

A cirurgia de fimose só é indicada quando o estreitamento da glande provoca infecção urinária. Em casos mais leves o ideal é que a cirurgia seja realizada por volta dos 7 a 10 anos de idade, ou seja, antes da puberdade.

Vale ressaltar que, a fimose não atrapalha o desenvolvimento do pênis e nem diminui o fluxo de urina, podendo até permitir o ato sexual. Apesar disso, o homem pode ter seu prazer reduzido caso tenha o problema, já que a pele presente sobre o pênis não permite um contato direto com a mucosa vaginal.

Quais são os casos que necessitam de uma cirurgia precoce?

A cirurgia precoce só eh realizada na maioria das vezes em casos de postites frequentes, ou seja, infecções da pele que cobre o pênis.

Ela ainda pode ser solicitada também quando ocorre parafimose após muito esforço, que é quando a glande é exteriorizada e não volta a posição normal, causando dor e inchaço. Os médicos também podem optar pela cirurgia quando o orifício por onde sai a urina é muito estreito, até porque isso também acaba gerando dor na micção.

Qual é o tempo de cicatrização?

A recuperação de uma cirurgia de fimose costuma durar cerca de dez dias, que é quando normalmente os pontos já caíram e o inchaço desapareceu. Após esse período o menino pode voltar às suas atividades normais, evitando, contudo, eventuais atividades que ofereçam algum risco de contusão região genital.

Quais os cuidados com a higiene após a cirurgia?

Após a cirurgia é necessária a aplicação de uma pomada cicatrizante e não aderente, que ajuda a diminuir o inchaço. Somente o cirurgião poderá dizer o tempo ideal de tratamento e se haverá necessidade de usar curativo.

Fonte: Clickgrátis

2020 © Copyright - Hospital Daniel Lipp