Um adulto saudável é – em grande parte – resultado de uma criança que cultivou bons hábitos. E não estamos falando apenas de alimentação. Para ser um adulto menos estressado, mais feliz e, sim, com menos doenças, é preciso começar desde pequeno!

Por Tabata Pitol

Alimentação
Desde pequena, a criança deve ser estimulada a uma alimentação saudável, com mais frutas, legumes e proteínas – e menos “junk food”. Um hábito alimentar saudável evitará que a criança entre no grupo da maior epidemia mundial da atualidade: a obesidade.

Atividades físicas
Os pais devem incentivar seus _ lhos a reconhecer nos esportes um meio de alcançar uma boa saúde e também um meio de se relacionar com outras pessoas, aprendendo a superar desa_ os e até mesmo aprendendo a lidar com as frustrações comuns na vida de todos nós.

Leitura
A criança que é estimulada a ler vai apresentar, quando adulta, maior poder de comunicação e mais facilidade de relacionamento com outros adultos. Mesmo que a leitura do futuro seja em tablets ou smartphones, as crianças acostumadas com esse hábito serão adultos mais “antenados”, mais atualizados, e isso até contribuirá para o seu grau de empreendedorismo no futuro.

Disciplina
Em um mundo acelerado, a vida multitarefa que as crianças terão no futuro, tão provocadora de estresse, se tornará muito mais fácil e produtiva para quem é disciplinado e organizado, ou seja, para os que aprenderem a administrar o tempo. Desde cedo os pais devem estimular seus _ lhos a ter disciplina nas atividades diárias, tais como horários certos para brincar, para estudar, para se alimentar e para dormir.

Rir
Para o pediatra, esse é o hábito mais importante e o maior legado que os pais podem deixar para seus _ lhos. Crianças, adultos e idosos que riem são mais felizes e apresentam menos doenças. Levar a vida com bom humor, valorizando os momentos bons que surgem e minimizando a importância dos momentos difíceis que acontecem, é um dos hábitos mais saudáveis a serem adquiridos. Conseguir da criança três gargalhadas por dia é o melhor remédio que você pode dar para o futuro dela.

Argumentação
Ensinar os _ lhos a argumentar sempre que quiserem algo ou mesmo quando discordarem de alguma repreensão é um bom exercício e os tornará adultos de mais fácil convivência. Muitos con_ itos entre adultos seriam mais facilmente resolvidos se as pessoas tivessem mais facilidade de argumentação.

Ser carinhoso
As crianças que crescem em ambientes de carinho e de amor irão criar esses ambientes quando adultos e gerar famílias bem estruturadas e felizes. Os pais devem tratar os _ lhos com carinho e também expressar esse carinho de forma física com abraços e beijos frequentes. Animais de estimação são excelentes para as crianças desenvolverem o hábito de dar carinho.

 

Fonte: Revista Vida Natural

2020 © Copyright - Hospital Daniel Lipp